quinta-feira, 18 de junho de 2009

Profissões: jornalista

(em homenagem aos jornalistas recém-formados Luciano Santa Brígida, Marcos Barbosa e Pedro Loureiro)

10 passos para perder sua vaga no mercado para um jornalista sem diploma*

Você é estudante de Jornalismo e acha que agora pode perder sua vaga para um jornalista sem diploma, certo? Acorde para a vida e pare de achar. Tenha certeza! Você pode perder, sim! Principalmente se seguir esses dez passos infalíveis que lascam qualquer aspirante à tão nobre ordinária profissão:

1. Acredite que a faculdade vai ensinar tudo o que você precisa saber, sendo desnecessário buscar informações fora dela, como workshops, seminários, cursos intensivos, cursos de férias, cursos de idiomas. Tudo isso é bobagem!
2. Seja passivo e espere tudo de seus professores: cursos, dicas de livros, vagas de estágio… tudo isso deve vir deles. Acredite que o mercado de trabalho é exatamente como seu professor concursado, que não exerce a profissão há mais de 10 anos, diz.
3. Ache normal a sua faculdade ensinar Projeto Gráfico antes de ensinar Jornalismo Impresso, mas não ensinar Webdesign antes de Webjornalismo. Evite questionar isso e aceite tudo como está, inclusive achando plausível que aquele seu professor que nem sabe a diferença entre blog e fórum seja o titular da disciplina de Web.

Vale a pena continuar lendo...

* Helen Fernanda Ponto Com

3 comentários:

  1. Por gentileza, peço só duas coisas:

    1. Não coloque todos os ítens, coloque apenas dois ou três, seguido pelo link.
    2. Coloque o link de verdade e não apenas por extenso. Se não souber fazer, copie esse código e cole no modo HTML:

    Leia mais no blog <a href='http://www.helenfernanda.com/2009/06/10-passos-para-perder-sua-vaga-no.html' target='_blank'>Helen Fernanda Ponto Com</a>

    Desculpe as exigências, mas já tives sérios problemas com o crime de contrafação e não quero correr riscos.

    Obrigada!

    ResponderExcluir