quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O que fazer no próximo apagão

Um homem prevenido vale por dois. Quando nos multiplicamos em perfis e funções na vida virtual da internet, ser previnido pode significar muito mais do que quiseram dizer nossos bisavós com essa frase.

Passamos há poucas horas por um momento histórico em que se disse tudo. Uma síndrome apocalíptica tomou conta de todos que estavam na internet. Quantos milhões de trabalhos inadiáveis foram adiados. Quantos putaquiopariu não foram ditos, em coro quase uníssono...

Muito foi dito e nada ficará muito claro, como é esperado no caso de uma pane tão grande no sistema de abastecimento de energia elétrica. Muitos disseram ser um viral de lançamento do filme apocalíptico 2012, que será lançado na próxima sexta-feira 13. Teorias conspiratórias, revival dos tempos do apagão do Fernando Henrique, e até a hipótese de interferência de Madonna e seu affair Jesus Luz, que estão no Brasil, foram cogitadas.

Nas rodas do Twitter muito foi dito e descrito, especialmente relatos em contagem regressiva do fim da bateria de celulares e laptops. Também conseguirmos vivenciar momentos históricos, como Rosana Hermann ficando off-line por volta das 23 horas de ontem, horário de Brasília! Disseram também que Marcelo Tas é tão poderoso no cybermeio que contratou hackers para promoverem esse apagão, só para ele pudesse apagar as velinhas...
Outra hipótese levantada tinha que envolver futebol, é claro! Quer dizer, escuro, o fundo do poço... a saída do Fluminense e Santo André do fim da tabela do campeonato brasileiro fizeram os times do Nordeste ficar com a lanterna... deu no que deu!

Houve cobertura jornalística de primeira qualidade, mostrando enfim para que serve a tuitosfera brasileira! O Brasil mostrando a sua cara para o resto do mundo, mas que ninguém viu por causa do escuro...

Uma campanha solidária já estava sendo feita pelo povo do Norte e Nordeste do Brasil para socorrer os atingidos pelo apagão, com a coleta de fósforos, velas e lanternas. Mas havia algum orgulho nisso: pela primeira vez na história do Brasil os nortistas e nordestinos estavam sendo alvo de inveja do restante dos brasileiros!

No céu dos personagens fakes do Twitter, São Tomé pensou que Deus estava criando um Universo paralelo, por ter ouvido O Criador falar "Fiat Lux"... enfim.


Como tudo na vida nos serve de lição e aprendizado, seguem aqui algumas considerações para que você esteja previnido no próximo apagão.
  • Velas, muitas velas: senão para iluminar, para rezar para os santos de devoção, para que não entre um assaltante em casa.
  • Seja criativo: tudo na vida são oportunidades. Hoje, no day-after do ocorrido, o must são essas camisetas!
  • Não se sinta excluído: muitas pessoas entraram em depressão essa noite porque não tinham o que comentar sobre suas experiências com o apagão. Não se preocupe. Outros apagões virão!
  • Para os homens: mije sentado (dica de São Pedro).
  • Não pague mico: não diga a todo mundo "aqui em casa também está sem luz" antes de ter certeza que a sua conta está paga. Ontem algumas pessoas no bairro do Jurunas e Terra Firme disseram que estavam no escuro! Entendam: não existe linhão exclusivo da hidrelétrica de Itaipu para o bairro do Jurunas, como bem lembrou Pedrox!
  • Pergunte antes de agir: principalmente se você é estagiário novo no serviço. Dizem que a culpa do apagão foi de um estagiário que levou ao pé da letra o comando da chefia técnica que disse "fique até mais tarde e apague tudo antes de sair".
  • Valorize as lições do passado: é sempre bom, por exemplo, ter um radinho de pilha em casa...
  • Tenha sempre dois no-breaks em casa: não ligue se te chamarem de neurótico. Vi vidas sendo salvas da esquizofrenia por causa disso essa noite...
  • Mantenha todos os celulares carregados: até aquele tijolão que sequer aceita chip! Você não vai poder acessar a internet, mas vai poder pedir informação por SMS.
  • Mantenha contato: via Twitter, MSN, SMS... qualquer coisa que possa provar, após nove meses, que aquele bebê não é seu.
  • Relaxa e aproveita: esqueça quase tudo acima, arranje uma boa companhia para ouvir rádio de pilha a luz de velas e curta a noite.
Todos nós sabemos que o apagão começou no Paraguai. Mais uma merda que veio de lá...

2 comentários:

  1. AHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHA
    Eu sempre gosto daqui!

    ResponderExcluir
  2. JAODJAODJAOSJAOJSAJS' muit boas as dicas .

    Parabéns pelo melhor blog Paraense 2009 , sucesso em 2010 .

    ah ! gostei muito daqui , to seguindo *-*

    ResponderExcluir